quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PROJETO LEITURA LIVRE



Prof.ª Ana Patrícia Rafael Lopes

A proposta de Leitura Livre é criar momentos  de leitura por prazer  dentro  do  cotidiano  escolar  em que  os alunos param para ler e depois comentar a leitura com seus colegas  em uma roda de leitura ao ar livre.


Metodologia
1. Os alunos escolhem o que irão ler.
2. Pequenos grupos temporários são formados de acordo com a escolha do livro que cada aluno fez.
3. Diferentes alunos leem diferentes livros.
4. Os alunos escrevem ou desenham notas para guiar tanto a leitura como a discussão.
5. Os encontros do grupo devem funcionar como reais conversas entre leitores, portanto, apresentação de pontos de vista pessoais, questionamento sobre pontos da história que permitem várias interpretações e digressões são práticas bem vindas.
6. O professor funciona como facilitador, e não como instrutor.
7. O prazer de ler e compartilhar impressões sobre livros deve dar o tom dos encontros.

Objetivos
- Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Estabelecer relações com outros livros, outras épocas/lugares e autores diferentes.
- Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;
- Engajar-se em discussões sobre leituras realizadas, levando em conta o ponto de vista dos colegas e usando as questões trazidas por eles para rever suas próprias ideias e impressões.

Conteúdos
- Valorizar a leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
- Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
- Desenvolver estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
- Desenvolver procedimentos do leitor, como estabelecer relações entre o livro que se está lendo e outros livros conhecidos ou acontecimentos vividos, selecionar passagens preferidas, pensar em outros desfechos possíveis, levantar hipóteses para explicar a motivação por traz de atos dos personagens etc.

Níveis
Ensino Fundamental e Ensino Médio
Material necessário
Diversos títulos de livros, cada um com vários exemplares, e cartolina.


Desenvolvimento
1ª etapa
Apresentação da ideia de trabalhar com leitura livre, trazendo jovens ou adultos leitores para dar um depoimento sobre seus livros preferidos.


2ª etapa
Providencie uma ampla gama de bons livros e convide os jovens a escolher um livro que desejam ler. Com base nessas escolhas, forme grupos de quatro ou cinco alunos que queiram ler o mesmo título. Isso levará alguns minutos de negociação.


3ª etapa
Discuta coletivamente o que os leitores acham que vale a pena anotar , retomando o depoimento do leitor que elas tiveram a oportunidade de ouvir, registrar as ideias dos alunos e, se necessário, chamar a atenção para outras possibilidades (sentimentos, relações, palavras sobre as quais se tem dúvida, trechos que se deseja guardar, questionamentos, comentários, relações entre a história e a vida delas; perguntas que vierem à mente; como imaginam determinada cena; técnicas do autor, boas ideias ao longo da escrita; palavras interessantes etc.).


4ª etapa
Quando todos terminarem a leitura e fizerem suas anotações, convide os grupos a conversar sobre o que leram, compartilhando suas anotações (por dez a 15 minutos).


5ª etapa
Durante as conversações, visite cada um dos grupos, como um observador. Anote exemplos e comentários para compartilhar na discussão geral.

6ª etapa
Terminado esse momento de troca intergrupos, organize a sala num grupo só e fale sobre os livros. Peça que cada grupo dê um exemplo, conte algo interessante que foi compartilhado durante a conversa após a leitura. Depois reflita com os alunos sobre o processo de conversar a respeito da leitura, listando os procedimentos que ajudaram a discussão. Organize essas informações num cartaz.


7ª etapa
Peça que os grupos decidam por um novo trecho do grupo para o próximo encontro.

Avaliação
Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos de aprendizagem, observe seus alunos:

- Demonstram interesse em participar dos círculos de leitura.
- Compartilham suas anotações sobre o livro que estão lendo, sabendo que é possível falar dos sentimentos que a leitura despertou, das relações que estabeleceram com outros livros e outras situações, perguntar sobre palavras sobre as quais se tem dúvida, mostrar trechos preferidos, levantar questões sobre a história, fazer comentários sobre as ações dos personagens, contar como imaginam determinada cena etc.






Sem comentários:

Enviar um comentário