quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PROJETO - ROMERO BRITO




 JUSTIFICATIVA:
A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do profissional da educação infantil, do profissional da arte da educação, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas.
OBJETIVO:
Ampliar o conhecimento do mundo das artes que possuem, manipulando diferentes réplicas, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato em formas diversas de expressões artísticas.
TOTAL DE AULAS:
12 ou mais aulas, pode depender do tempo que as crianças levarão para reproduzirem cada obra. Algumas obras poderão levar mais de uma aula para serem concluídas.
SEQUÊNCIA DE AULAS:
1ª Aula
Apresentar a obra da borboleta.
Cantar a canção da borboletinha junto com as crianças.
Observar a obra e fazer um levantamento oral.
Apresentação da biografia do autor da forma mais indicada para o perfil da turma (pode ser através de vídeo, leitura, painel, fotos etc)
SITE:http://biografias.multiply.com/photos/album/26/Romero_Britto
Explicar a assinatura na obra.
2ª Aula 
Organizar um cantinho para que os alunos reproduzam a obra da borboleta com massa de modelar decorando o esboço.
 3ª Aula
Apresentar o poema “Borboletas de Vinícius de Moraes” através de cartaz
Trabalhar o poema, explorando as cores, escrita das palavras e as rimas.
Junto com a turma podem criar seu próprio versinho para a obra da borboleta que poderá ser exposto junto com as outras criações ao final do projeto.
4ª Aula
Com formas geométricas e linhas fechadas os alunos irão fazer suas obras de artes inspirados em Romero Brito.
5ª Aula
Observar a obra bigodes andulados levantando as cores as formas geométricas. Falar sobre o animal representado nessa obra ( o gato). Seu valor emocional, suas qualidades assim como características.
Nesse dia poderá ser aplicada uma atividade diagnóstica a partir dessa aula, a atividade deverá ser elaborada de acordo a realidade da turma.
 6ª Aula
Cantar uma canção conhecida ou apresentar uma nova canção sobre flor para a turma.
Apresentar a obra da flor de Romero Brito.
Levantar as cores, formas e linhas utilizadas por ele.
Reproduzir a obra utilizando retalhos de tecidos estampados para fazer as pétalas no esboço de papel duplex. 

7ª Aula
Organizar um canteiro de flores feitas pelos alunos na aula anterior.
8ª Aula
Levar todas as curiosidades possíveis sobre o artista Romero Brito.
Poderá ser feita leitura de frases, apresentar propagandas e os diversos tipos de trabalhos realizados por ele dentro e fora do país.
9ª Aula
Distribuir caixas de sabão em pó previamente forradas em branco para os alunos reproduzirem uma propaganda para a marca do sabão em pó como fes Romero Brito.
Esse mesmo trabalho pode ser feito com garrafas de refrigerante, pois o artista fez um rótulo para uma marca de refrigerante.
10ª Aula
Cantar com os alunos uma canção que eles gostem sobre cachorro, existem várias, uma que as crianças gostam muito é a do txutxucão.
Apresentar a obra do “cachorro” do artista Romero Brito.
Roda de conversa sobre a obra.
Observar o comportamento do cão e associar ao nome da obra.
Fazer a dobradura do cachorro.


11ª Aula
Pintar a dobradura do cachorro e colar em um papel para ampliar o cenário.
12ª Aula
Organizar os trabalhos da turma para serem expostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário