A linguagem da arte na educação infantil tem um
papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos
projetos de artes para educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas
quais haja a total integração do profissional da educação infantil, do
profissional da arte da educação, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida
infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar
materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio
corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas.
OBJETIVO:
Ampliar o conhecimento do mundo das artes que
possuem, manipulando diferentes réplicas, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato em formas
diversas de expressões artísticas.
TOTAL DE AULAS:
12 ou mais aulas, pode depender do tempo que as
crianças levarão para reproduzirem cada obra. Algumas obras poderão levar mais
de uma aula para serem concluídas.
SEQUÊNCIA DE AULAS:
1ª Aula
Apresentar a obra da borboleta.
Cantar a canção da borboletinha junto com as
crianças.
Observar a obra e fazer um levantamento oral.
Apresentação da biografia do autor da forma mais
indicada para o perfil da turma (pode ser através de vídeo, leitura, painel,
fotos etc)
SITE:http://biografias.multiply.com/photos/album/26/Romero_Britto
SITE:http://biografias.multiply.com/photos/album/26/Romero_Britto
Explicar a assinatura na obra.
2ª Aula
Organizar um cantinho para que os alunos reproduzam
a obra da borboleta com massa de modelar decorando o esboço.
3ª Aula
3ª Aula
Apresentar o poema “Borboletas de Vinícius de
Moraes” através de cartaz
Trabalhar o poema, explorando as cores, escrita das
palavras e as rimas.
Junto com a turma podem criar seu próprio versinho
para a obra da borboleta que poderá ser exposto junto com as outras criações ao
final do projeto.
4ª Aula
Com formas geométricas e linhas fechadas os alunos
irão fazer suas obras de artes inspirados em Romero Brito.
5ª Aula
Observar a obra bigodes andulados levantando as
cores as formas geométricas. Falar sobre o animal representado nessa obra ( o
gato). Seu valor emocional, suas qualidades assim como características.
Nesse dia poderá ser aplicada uma atividade
diagnóstica a partir dessa aula, a atividade deverá ser elaborada de acordo a
realidade da turma.
6ª Aula
6ª Aula
Cantar uma canção conhecida ou apresentar uma nova
canção sobre flor para a turma.
Apresentar a obra da flor de Romero Brito.
Levantar as cores, formas e linhas utilizadas por
ele.
Reproduzir a obra utilizando retalhos de tecidos
estampados para fazer as pétalas no esboço de papel duplex.
Organizar um canteiro de flores feitas pelos alunos
na aula anterior.
Levar todas as curiosidades possíveis sobre o
artista Romero Brito.
Poderá ser feita leitura de frases, apresentar
propagandas e os diversos tipos de trabalhos realizados por ele dentro e fora
do país.
9ª Aula
Distribuir caixas de sabão em pó previamente
forradas em branco para os alunos reproduzirem uma propaganda para a marca do
sabão em pó como fes Romero Brito.
Esse mesmo trabalho pode ser feito com garrafas de
refrigerante, pois o artista fez um rótulo para uma marca de refrigerante.
10ª Aula
Cantar com os alunos uma canção que eles gostem
sobre cachorro, existem várias, uma que as crianças gostam muito é a do
txutxucão.
Apresentar a obra do “cachorro” do artista Romero
Brito.
Roda de conversa sobre a obra.
Observar o comportamento do cão e associar ao nome
da obra.
11ª Aula
12ª Aula
Organizar os trabalhos da turma para serem
expostos.
Sem comentários:
Enviar um comentário